sábado, 10 de novembro de 2018

Tanto tempo sem postar! Tantas plantas para compartilhar!

Boa noite amigos... o tempo realmente não para...mais de um ano sem postar...não sei como pedir desculpas...é tanto o trabalho e tão pouco o tempo para manter nosso sitio repleto de novidades e plantas raras, atualizar os Blogs de Manuais de Cultivo e de Novidades, iniciando uma conta em instagram, em fim de uma maneira ou outra esqueci de postar aqui... e na verdade é que coisas não faltam para compartilhar...

Meu compromisso é agora postar PELO MENOS uma vez por semana, todas as coisas novas que germinam, frutificam,. florescem ou são colhidas em nosso sitio, ou nos sitios e jardins de nossos amigos ou em nossas viagens.


 O inverno 2018 nos deu de presente a primeira amora paquistani...elas são gigantes e tão doces que mesmo verdes já são doces. O problema é competir com os pássros que já descobriram isso! 

Não sei se da para ver minha cara de alegria, mas abraçar a um Baobá não é coisa que a gente faz todos os dias. Conto com os dedos de uma mão os que já vi crescidos...e foram momentos tão marcnates que me lembro de todos eles...O primeiro foi na ilha de Paquetá em 1980...O segundo em 1998, na casa de Fairchaild, O "Kampong" em Coral Gables, Florida, USA, un gigantesco Baobá de 25 toneladas, que foi derrubado já várias veces pelos furações e re-erguido de novo cada ves, a pultima no ano passado, USA, o terceiro, em Olinda, PE (ano 2017) onde existe um baobá bicentenario, e o quarto este ano na fazenda de uma amiga. Obrigado!


 Assim são os frutos do baobá, bizarros, aveludados, sua polpa é deliciosa e lembra (na textura) ao Jatobá



Abutilon Bronze Dourado - Abutilon auritum, flor e frutos. Raro, exótico e muito lindo. Da ilha de Mauricio a nosso sitio. Perdemos a matriz, mas com a proprias sementes já temous outra muda produzindo flores. Alegria! 



De África voltamos a América, com um AJI AMARILLO (amadurecem na cor laranja) de tamanho inusual, que colhimos em nosso sitio.



Os Lirios não tem nada de raro, mas não por isso são menos belos, ou nos dão menos alegria quando florescem. como estas 2 flores, justo na entrada da sede de nosso sitio.



 Chá Azul com gelo roxo (de chá azul com limão). O CHA AZUL é feito com flores e ervas cultivas em nosso sitio!


 Cosmos em chá azul com limão by me.





 Maravilhosos pessegueiros em flor (na primeira foto 2 árvores crescendo juntos, um com flores rosas, outro com flores brancas!) em Buenos Aires, Setembro 2018.



Garcinia xanthochymus, mangostão amarelo




Um dos mais belos feijões do mundo. Somente conseguimos um...ficamos duvidando entre plantar (com o risco de perdê-lo para sempre) ou conserva-lo. Bem somos jardineiros de alma, nosso negócio e plantar e arriscar...



Crescendo em nosso sitio. Nem ideia de que classe de cogumelo é. Será comestivel? É lindo...se alguem conhece, me de dê um alô, por favor!!


INGA DE CHINELO - Inga cinnamomea. Espécie amazónica de Ingá, frutos muito grandes, com muita polpa branca e doce.


Brotação nova do KEPEL, Stelechocarpus burahol
 

LARANJINHAS KINKAN 


Que floração rara e exotica, não é? São as flores de um Ingá nativo e muto raro, o Inga Dourado  para Vasos, Ingá bullata, nativo da Mata atlántica do Rio.


 Nossa colheita de sementes e de vagens verdes de MANGALO BRANCO (Dolichos Lablab) feita em Outubro 2018 em nosso sitio.

 Cada planta em meu jardim tem uma historia. Especialmente as plantas do pequeno jardim na frente de minha casa e especialmente esta. Stromanthe sanguinea tricolor é seu nome científico. Peguei uma mudinha pequena de lembrança no parque do salão de festas do meu aniversário 10 anos atras...demorou 10 anos em florir, mas valeu a pena, sempre vale a pena, porque com as plantas, a alma nunca é pequena!!
 


Sempre buscando novidades até nos lugares mais inusitados, que dizer deste planta de tomate que tem agora mais de 4 metros de comprimento (as fotos já tem um tempo). Se trata uma variedade em esteroides de nosso "Tomate Lilliput" (Solanum pimpinellifolium). Ela esta está crescendo num terreno baldio perto de casa, e eu estou cuidando dela, claro está, da forma que posso já que não tenho acesso ao terreno abandonado, cortando galhos em mal estado e sacando as folhas secas. O mais impressionante deste pequeno poderoso MINI TOMATE ESCALADOR é que ninguem rega ela, e mesmo assim cresceu deste tamanho. Fico pensado como seria se regado e adubado?  Espero saibamos em breve...


Colheita de Murta de MURTA DE CHEIRO (Murraya paniculata) considerada uma PANC, com suas flores se faz um delicioso cha!



 Colheita de Limão galego -Citrus aurantifolia (me pergunto porque desse nome se com certeza não é uma variedade da Galicia, na Espanha. Alguem sabe?





Comprei em Buenos Aires, e estamos plantando agora esta bonita e deliciosa abóbora que é vendida como "Zapallo Ingles" (Abóbora Inglesa), vamos a ver como se comporta plantada em nosso sitio em Rio Bonito.



Este Maracujá de nome científico Passiflora ciliata ou Passiflora foetida tem diversos nomes populares como Maracujá do Mato ou Mini granadilha, mas eu acho que um nome mais apropriado e simpático seria MARACUJÁ SURPRESA.... Veja a bola cabeluda na primeira foto...ela se abre e aparece a flor...e depois se fecha para ocultar e proteger os frutos!!  É simplesmente fantástico!


Um comentário: