sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Excursão em busca da Myrciaria disticha na natureza....+


Dediquei a quarta feira (14-11) para cumprir um antigo sonho, que era ver a Myrciaria disticha crescendo na natureza. Descobri esta árvore maravilhosa faz muitos anos em Teresópolis, no sitio de um amigo, e nunca mais a vi em lugar nenhum.

Tem que chamou a Myrciaria disticha de “Cambuí chorão”, sem dúvidas um bom nome, mas acho que um nome mais apropriado seria Cambuí Avenca ou Cambuí Samambaia, já que a folhagem realmente lembra a uma avenca.

As brotações são claras de cor quase dourado, sendo possivelmente a mais bela de todas as mirtáceas, ou pelo menos uma das mais belas.

Me perguntei o que significa disticha em latim e num dicionário de latim para jardineiros achei:

disticha, distichum
In two ranks or levels, as 

ou seja
Em duas fileiras ou níveis, como 
QUER BAIXAR O LIVRO GRATIS (em inglês) COM 3000 PALAVRAS 
EM LATIM USADAS NOS NOMES DAS PLANTAS? CLIQUE AQUI 

Depois da interessante digressão voltemos a excursão! Com ajuda de um morador da região que sabia onde nos levar fomos na procura do Cambuipi Avenca!

Sainda da estrada Tere-Friburgo e andando 15 kms por uma estrada esburacada (inicialmente de asfalto e depois de terra) encontramos a M. disticha praticamente crescendo dentro do rio!







Ela cresce quase dentro do rio:

Para aproveitar a viagem, também achamos uma variedade diferente de Jabuticaba:
 


E como plus numa casa do caminho esta belísssima pimenta, que me pareceu bem diferente!



Cheguei de volta a casa depois das 20 hs, cansado, golpeado, cortado e feliz! Valeu a pena recorrer mais de 300 km e achar o que buscávamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário