segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

MINHAS PLANTAS FAVORITAS....Parte 4


Cuban Oregano - Mexican Mint - Plectranthus amboinicus variegado.




As fotos são de agora de uma de minhas matrizes, e vocês podem facilmente ver porque escolhi esta planta. A floração está apenas começando, mas ela é tão bela que parece estar em flor o ano todo.
Eu gosto de chamá-la Cuban Oregano, porque assim foi como a conheci, já não me lembro onde, mas possivelmente no Fruit & Spice Park em Miami. Entretanto, fazendo uma gracinha como muitas vezes fazem os nomes comuns das plantas, não é uma variedade ou espécie de orégano, nem é nativa de Cuba (onde é chamada de Orégano francês!).

Nativa da África,  o Plectranthus amboniacus é utilizado como erva culinária em muitas partes do mundo. Ela pode substituir a Sálvia ou o orégano e é usado em molhos para salada,  pães de ervas e recheios de carnes. O apimentado gosto das folhas se torna doce quando cozidas e na Índia são frequentemente batidas e fritas. Tradicionalmente  tem muitos usos medicinais. O chá feito com suas  folhas é útil para dores de garganta, cefaleia, tosse e várias infecções virais.

Mas mesmo sem seu uso culinário ou medicinal, esta planta é linda, e de cultivo bem fácil, por isso  ela me faz feliz e nada mais preciso para incluí-la no topo da lista de minhas plantas favoritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário