Faz muito mas muito tempo que quero escrever sobre isto, mas nunca encontro o tempo suficiente. Prometi fazê-lo em Outubro e aqui estamos prestes a despedir o ano, cada dia com menos tempo, assim que simplesmente decidi parar tudo nesta noite de Domingo e escrever sobre o movimento mundial GUERRILLA GARDENS, ou GUERRILHA DOS JARDINS, que nasceu na Inglaterra e se espalhou pelo mundo, e também pelo Brasil, e especialmente de nossa experiência.
Compartilhando nossa experiência, queremos convidar a todos nossos amigos e leitores afazer seu jardim comunitário, nos moldes de Guerrilha dos Jardins, e esclarecendo que esta não é uma iniciativa da Plantamundo (como empresa) senão uma iniciativa pessoal minha, de Carlos o Jardineiro, e Dafne (minha filha) com a ajuda de Sofia ( fotos a seguir) e depois os vizinhos anônimos de Rio Bonito.
O que é Guerrilha do Jardins? E fazer jardinagem em áreas publicas ou privadas abandonadas ou negligenciadas, sem permissão de ninguém! O seu maior difusor Richard Reynolds diz (e não posso senão concordar mais) que é uma forma de unir diversão com cambio social (e daí o interesse de minha filha que estuda sociologia, antropologia urbana).
Li sobre o movimento numa revista de jardinagem inglesa uns anos atrás, e a idéia me pareceu simplesmente fantástica... por que esperar todo do poder publico, que a muitas vezes não é ineficiente senão também corrupto e não fazer algo concreto para melhorar o lugar onde vivemos?
Um dos meus ídolos quando jovem foi o Padre Lebret da França que dizia “E pecado ser inútil quando se tem atitude para servir” e como a jardinagem é minha paixão, contei a minha filha, que se empolgou na hora.
Assim numa fria noite de Agosto, fomos ate a esquina de casa, onde tem um morro, e cartazes de propaganda, lugar “aproveitado” para jogar algum lixo, e muitos escombros, ou seja algo horrível...
Levei 4 sacas de terras de 30 kg (ai minhas costas), quantas plantas consegui pensar naquela noite, muitas sementes (zinnias, cosmos, girassois e mais) e começamos a limpar o terreno, preparar e plantar, como mostram as fotos.
De manha para surpresa de todos, um novo jardim estava ai. Muito feio, sem duvida, mas muito melhor que o lixo que era antes. Agora é so cuidar, melhorar e aumentar.
Num outro dia, já na luz do sol, pintamos as bordas do jardim, em barras de cimento que achei abandoadas (bem Dafne e Sofia pintaram).
E fomos incrementando o jardim: Banana ornamental (Musa zebrina). Hibisco de Costa Rica, Hibisco acetosella, Verbena hastata, tomates, gingers, capim limão, canas, capuchinhas, tagetes, ipomoeas, passifloras, etc
Que alegria foi receber o apoio explicito de todos os que passavam quando íamos regar o jardim.
Um dia estava plantando mais coisas, quando parou um carro, e desceu um senhor, que não conhecia e que me falou da alegria que ele tinha de ver o jardim ai, em lugar do lixo, e ofereceu ajuda, doo 30 sacas de terra para melhorar e ampliar o jardim, e mandou um empregado dele a limpar melhor a área (varias vezes, muito obrigado Roberto!!)
Outro dia, ia a tirar pragas, ou molhar, ou plantar e surpresa, achava plantas novas plantas na noite por outros guerrilheiros do jardim!! QUE ALEGRIA!!
Sem duvida nem tudo são rosas, plantei um coqueiro e foi levado, plantei vários kalanchoes floridos e todos foram levados, mas o saldo positivo e tão grande que quero compartilhar com todos vocês. FACAM UM JARDIM COMUNITARIO!!
Uma manha destas, alguém tocou a campainha em casa. Fui atender, era um fiscal da prefeitura, numa moto, e pensei em problemas. Ele me perguntou se eu tinha a ver com o jardim comunitário da esquina, já que tinha visto a Felipe, meu jardineiro colaborador indo molhar, e não tive mas saída que admitir que eu era o “culpável”. Para minha surpresa, ele somente queria me parabenizar, por ter transformado aquele lixão num jardim, e me falou que ia falar com seus superiores para difundir a idéia, ele estava sinceramente feliz, como nos!!
Para todos os que desejem fazer seu jardim comunitario, ofereço SEMENTES GRATIS, com o único compromisso de que sejam usadas efetivamente no jardim comunitário, e nos mandem fotos. Para isso facam seu contato e pedido a gerrilhadojardim@gmail.com
Tirei as “Tiger Lilies” (Belancanda chinensis) de meu jardim para levar ao Jardim Comunitario.
Assim era o lugar uns meses atras, e imposivel de reconhecer hoje todo florido!!
Cuidado, o email esta escrito errado no Cartaz Original!
Esta planta foi jogada no lixo num terreno abandonado perto do futuro Jardim Comunitario, fui la pegar, e condenada a morte, voltou a vida!
UMA NOITE DE MUITO FRIO E TRABALHO INTENSO
Dafne e as primeiras plantas do Jardim, a Tiger Lily, umas vincas e a planta resgatada do terreno vizinho.
Assim foi o começo, humilde...mas como dizem os chineses, um caminho de mil milhas começa por um passo. Neste caso é um caminho de 1000 flores....
JA NA MANHA SEGUINTE…
TEMPO DE MELHORAR O JARDIM
Dafne e Sofia pintando as bordas do jardim! Será Sofia a menor guerrilheira dos jardins do mundo? Aos poucos fui levando 10 sacas de terra, e 20 mais foram doadas!!
DOS MESES DEPOIS…
A área inicial do jardim já ampliada ... As primeiras plantas de sementes começam a florir, zinias e cosmos...
Uma belissima Cana em flor no Jardim!
Um Cosmos dourado, a direita uma planta de “Pingo de Ouro” e no fundo samambaias nativas crescendo selvagens no morro.
Parece mentira que este espaço era aquele lugar horrível das fotos iniciais... na foto Tagetes (Marigolds), Verbena hastata e Capuchinhas, todas plantadas de sementes!!
Beijos de Frade e Verbena hastata detalhes.
3 MESES DEPOIS….
Novas sementes plantadas…em breve flores e alegrias para a comunidade!
Muito bonito o seu trabalho familiar.Parabéns!!!!
ResponderExcluir