sexta-feira, 22 de julho de 2011

Emergência? Dor de dentes? As Plantas de Novo! E MAIS. LEIA!

 

Domingo 4,30 da madrugada. Acordo com uma dor de dentes de aquelas. Horrível. Já fazia muitos anos que não sentia essa sensação, mas quem conhece não esquece nunca!

Por sorte sou precavido e tinha um gel super forte (comprado em USA) para esses caso de emergência, a ainda uma pílula sublingual de ação rápida e efetiva.

Domingo 6,30, meus dentes não reconheceram a eficácia nem do gel nem da pílula e a coisa estava ficando cada vez pior. No desespero coloquei mais uma pílula sublingual antecipando um pouco a dose devida, e comecei a procurar por uma emergência odontológica... acreditando que a mais cerca estava a 50 km, mas 50 km não são nada comparados com uma dor de dentes como essa.

Quando já eram mais das 8 e estava decido a partir para a clinica odontológica de emergências comentei com um amigo a situação, e ele me diz, assim simplesmente “experimenta com cravos”, vai funcionar.

image

A solução proposta era fácil de testar...Fui na cozinha, peguei 3 cravos da índia (sim dos que se usam na canjica, arroz doce, presunto, etc. etc.) e comecei a mastigar.

Foi uma sensação estranha, mas não posso dizer que desagradável. Um “ardência” prazerosa, e ate gostosa... e em 30 minutos a dor tinha diminuído em 60%. 2 horas depois a dor desapareceu. Ainda nem consigo acreditar.

Passei o domingo, a segunda e terça feira mastigando cravos pelas duvidas e fui no meu dentista na quarta, sem sentir dor nenhuma.

O problema era grave (deu canal) mas o cravo “salvou minha vida” e bem queria que todos soubessem disto para emergências! Já comentei com muitas pessoas, inclusive o dentista, em nenhuma sabia do “segredo”. Divulguem por favor!

image

O Cravo da Índia e originário...da Índia...seu nome cientifico e Syzygium aromaticum, é uma arvore da família Myrtaceae (primo da Jaboticaba e irmão do Jambo “Sizygium malaccese”!)

Cresce maravilhosamente no Brasil (no Jardim Botânico do Rio tem uma rua completa arborizada com eles). Seu aroma e embriagador!

Fiz uma pesquisa sobre seu uso para acalmar dores de dentes, e achei muitíssima informação, (ele é analgésico, anti-bactericida, anti-séptico, !) assim como outros usos múltiplos, inclusive afrodisíaco!!

Meu amigo me contou  conheceu o uso de cravo para combater o mal hálito bucal, e resulta que não e novidade..seu uso era obrigatório para quem queria falar com o Imperador na China, já no ano 200 antes de Cristo!!

Aplicações e Usos do Óleo de Cravo

Pé de atleta

Antioxidante: O óleo essencial de cravo é um antioxidante mais poderoso de qualquer fruta ou erva !!

Anti-séptico: O óleo de cravo é o ingrediente ativo em vários desinfetantes bucais e um número de preparações vendidas no balcão de dor-alívio de dor de dentes.

Extremidades frias

Gripe, Bronquite e Febre.

Depressão

Digestão: .Um chá de cravos acalmará diarréias, gases, cólicas e náuseas.

Fatiga e sonolência.

Dor de cabeça

Contra Dores em Geral

Dor de Dentes e Higiene Bucal... (leia minha historia acima, ninguém me contou eu vive ela!!!)

Também se recomenda seu uso no em chás (agregar 1 a 3 cravos no chá) para acalmar dores de dentes, de cabeça.

De acordo com um estudo na Universidade de Iowa, compostos em óleo de cravo mostraram "atividade forte" contra bactérias associadas com formação de placa e doenças bucais!

Para finalizar uma GRANDE SURPRESA...

Atividade Antioxidante do Óleo Essencial de Cravo da Índia

A potencia antioxidante dos Óleos essenciais é medida numa em  “ORACs” (Oxygen Radical Absorption Capacity) test. Maior o ORAC é, significa que essa particular comida, o planta tem mais poder de destruir os radicais livres (poder antioxidante).

Como norma os Óleos essenciais tem o maior índice de ORAC de todas as substancias conhecidas...

Essential Oil (botanical name) ORAC Score

Camomila (Chamaemelum nobile)

2,446

Junipero (Juniperus osteosperma)

2,517

Spearmint (Mentha spicata)

5,398

Capim Limao (Cymbopogen flexuosus)

17,765

Eucalyptus (Eucalyptus (Eucalyptus globulus)

24,157

Canela (Cinnamamum verum)

103,448

   

Oregano (Origanum compactum)

153,007

   

Cravo (Syzygium aromaticum)

10,786,875

Para você ter uma idéia as blueberries, tem um ORAC Score de apenas 2,400. As Goji Berries 23,300.

Cravo e CAMPEAO MUNDIAL DE TODOS, COM UM ORAC score de mais de 10 milhões!! 400 vezes mais poderoso que as Goji berries (a fruta conhecido no mundo com mais antioxidantes) .

GRANDES BENEFICIOS PARA A SAUDE COM O CONSUMO DO CRAVO!!

A partir de agora, vou adicionar cravos a todos meus chás medicinais* ou não.

* falarei deles outro dia!

image

4 comentários:

  1. ola tambem conhecido como salva casamento ,aquela cerjeginha a mais das sextas feiras nao sera notada nem pela mais chatas das mulheres ,pois o cravo e um otimo eliminador de odores.

    ResponderExcluir
  2. Eu consumo cravo desde os 17 anos quando comecei a cantar em Bandas. Ele é um ótimo analgésico para garganta. Falavam que ele dá palpitações e que eu poderia passar mal com ele. Pelo contrário. Até hoje, com 47 anos, ou seja, 30 anos e tenho o cravinho como companheiro de noitadas. Gosto de bicar um Domeq enquanto eu canto. O cravo não me deixa grogue nem mesmo com ressaca. Só agora comecei ler e saber das suas propriedades benéficas. Mas, sem querer, há 30 anos eu desfruto desta maravilha da natureza.

    ResponderExcluir
  3. Como faço aquisição de ¨Mudas de Plantas¨. Preciso do Telefone e endereço; por favor envie-me por Email. Aguardo

    ResponderExcluir
  4. Preciso saber se posso plantar um planta de cravo em meu quintal, qual o tamanho máximo que ele fica? Existe alguma intercorrencia quanto a raízes destruirem encanamentos de residencias? posso controlar o seu crescimento? onde consigo uma muda para plantio no meu quintal? aguardo resposta via email. Feliz ano novo, Abraços!

    ResponderExcluir