O Jardim Botânico de Buenos Aires
é um Jardim botânico que se encontra próximo aos bosques do bairro de Palermo da Capital Federal de Argentina, a Cidade Autônoma de Buenos Aires. Se inaugurou em 7 de setembro de 1898. Atualmente o botânico tem 70.000 m², nos que se encontram além de 5.500 espécies vegetais, diversas esculturas.e centenas de gatos, como este descansando embaixo de uma rara Myrciaria gigantea!
A Mansão central do Jardim, que era a casa do seu fundador o paisagista Frances Carlos Thays, tem uma arvore centenária de muito interesse para os brasileiros...
Não, não se trata de esta linda e também centenária palmeira...
Senão da Arvore favorita do Imperador Dom Pedro II o Chrysophyllum imperiale!! Foram de esta arvore e de minha autoria as primeiras fotos publicadas na internet de esta belíssima arvore, já bastantes anos atrás.
Grewia oppositifolia
Ruscus hypoglosum
Uma planta simples que sempre chamou minha atenção, as minúsculas flores saem do meio das folhas!!
A belíssima inflorescência do Sambucus nigra, uma planta de clima frio, que também floresce em nosso jardim no Rio.
A mais tropical Senna spectabilis não quer ficar atrás!
Um exemplar mais novo da arvore do imperador, e detalhe de suas belissimas folhas.
Euphorbia splendens
O Jardim Botânico do Rio,
figura, e não poderia ser de outra maneira no livro, “1000 lugares do mundo para conhecer antes de morrer”, é sem duvida um dos jardins botânicos mais lindos e fascinantes do mundo, mesmo a pesar que a maioria de suas plantas não tem placas (algo “sine qua non” em um Jardim Botânico). A diferencia do Jardim Botânico de Buenos Aires, que é um Jardim 100% urbano, no Rio a Mata Atlântica encosta no seus limites, rios de água murmurante o cruzam, e tem uma das mais privilegiadas vistas do Corcovado e o Cristo.Em lugar de gatos temos esquilos...
E os simpáticos micos, que sem embargo, deveriam ser erradicados, já que não são nativos, e geram um verdadeiro desastre ecológico.
Banisteriopsis sp.
Clausena excavata
Jasminum sambac
Kigelia africana
Madressilvas, cantadas no famoso tango de 1930 do mesmo nome MADRESELVA , mesmo sendo também em Buenos Aires uma espécie exótica, são muito mas muito (ou eram) comuns nos jardins da cidade.
Madreselvas en flor, que me vieron nacer,Madressilvas em flor, que me viram nascer,
y en la vieja pared sorprendieron mi amor:e no velho muro surpreenderam meu amor...
Lonicera japônica, Madressilva, de perfume embriagante e mais uma amostra de como plantas de clima bem frio podem se adaptar aos trópicos. Que alegria!
Randia maculata, UMA LOUCURA!!!!
Vista Panoramica do Rio, desde o Parque Nacional Floresta da Tijuca, apenas acima do Jardim Botanico.