sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Um passeio pictórico pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro

001

Não foi surpresa nenhuma quando no livro americano “1001 lugares para conhecer antes de morrer” achei o Jardim Botânico do Rio, um lugar que amo desde minha primeira visita no distante Dezembro de 1980...

DSC06289

Sempre tem uma planta nova para descobrir…

Bromelia

Belíssima floração de bromélia (?)

Clausena excavata

As delicadas frutinhas quase cristalinas do Wampi do Vietnã, Clausena excavata. (#)

# significa que é uma espécie cultivada também na Plantamundo, pelo que poderá adquirir mudas ou sementes conosco: www.PLANTAMUNDO.com

Coffea liberica (2)

Tal vez você saiba o nome cientifico do café, que bebemos cada dia ( Coffea arábica ), provavelmente você não saiba que o nome cientifico esta errado, já que o café não e originário da península arábica!!

Este nome foi dado a esta espécie de café pelo botânico Carolus Linnaeus que incorretamente acreditou que quer era originário da península arábica.

Bem, ademais de esta espécie existem outras, uma dela a raríssima Coffea liberica, nativa sim de Libéria, a muitos milhares de quilômetros da Etiópia, já no oceano Atlântico! Você esta vendo ela na foto...

Couropita guianensis

Sem lugar a duvidas, uma das mais belas florações de TODAS as arvores brasileiras...A flor do ABRICO DE MACACO, Couropita guianenses (#)

DSC06314

A beleza simples de uma planta rasteira (?)

DSC06292

De longe as flores de estas Tillandias (bromélias) pareciam mesmo adornos de Natal...

DSC06301 DSC06302 DSC06311

Lago del pescador, “na Amazonia”

DSC06312

Calatea verde

DSC06313

DSC06308

Nelumbo nucifera, a outra Flor de Lotus (#)

esquilo

Um esquilo saboreando uma pitanga.

DSC06315

DSC06316

Combretum provavelmente C. coccineum (tem muitas plantas com o nome de coccineum, todas com flores vermelhas, já que coccineum em Latim significa escarlata).

DSC06320

Bastao do Imperador vermelho. Etlingera elatior

DSC06328

Clerodendrum ugandense. Alguma duvida porque o nome popular é “Borboleta Azul”?

Gustavia gracillima (3)

A raríssima e belíssima Gustavia gracillina, primeira vez em 30 anos que vejo ela florindo.

Flor Eletrica (3)

Em uma dos lagos achei uma planta desconhecida com estas fantásticas flores que chamei de Moscas brancas Eletricas. Se alguem sabe o nome por favor entre em contato.

Gardenia Africana

Fruto lenhoso, que acredito seja da Gardenia africana. Seus frutos demoram quase um ano em amadurecer, ou seja que só podem ser semeados no ano seguinte, haja paciência!

Grias (3)

Flor da Grias

Gustavia augusta

Fruto da Gustavia augusta (#)

Kigelia africana

Flores caídas da Arvore de Salsichas, Kigelia africana (#)

Macauba (2)

Inflorescência da palmeira Macaúba

Macauba

Detalhe

Malpighia coccigera

Malpihia coccigera (Miniature Holly)

Pon Pon de Ouro

Pon Pon de Ouro (flores secas) (#)

Vangueria madascariensis (3)

Tamarindo Espanhol (Vangueria Madascariensis), sim, o Tamarindo “Espanhol” é nativo da Ilha de Madagascar, mais uma amostra de como os nomes comuns podem ser confusos.

Quixabeira (2)

As docíssimas frutas da Quixabeira arvore nativa em perigo de extinção. (#)

Randia maculata (4)

Randia maculata (5)

A maior surpresa de esta visita junto com a rara Gustava, foi esta especie africana de Randia, Randia maculata, (maculata do latin, que tem manchas) que é sem duvida uma das mais espetaculares plantas de flor que já vi.

Ravenala madascariensis (2)

Arvore do Viajante, Ravenala madascariensis

Bem, espero tenham desfrutado do passeio tanto como nos!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Adubo Natural e Ecologico…GRATIS e muito mais, com algo que você joga no lixo!

DSC06185

Só para conservar um pouco o suspense vamos por as fotos invertidas... Aqui no liquidificador o adubo listo para ser usado.... ele não é somente ecológico e gratuito, senão que você vai preparar prepará-lo com algo que é de consumo comum (muito comum) e que você joga no lixo!

Adivinhou?

Sim?

Não?

Descobri esta idéia em um Blog de Jardinagem do Japão, é fiquei fascinado com os resultados e o conceito ecológico de aproveitamento integral das...

banana no

Vaso sem o uso do fertilizante natural.

banana sim

Vaso com o uso do fertilizante natural.

Bananas!!

Sim, nosso adubo, e simplesmente casca de bananas com água!!

DSC06183

O mais interessante é que o principal componente da casca de banana é o POTASIO, que é um adubo CARO e também contem fósforo outro dos macro nutrientes que todas as plantas necessitam!

Ainda mais...você sabia que as cascas de bananas são comestíveis? Aparentemente não são muito gostosas, mas acredito que com uma tecnologia apropriada poderiam ser aproveitadas para elaborar alimentos para quem mais os necessitam!

Pela nossa pesquisa, descobrimos que as cascas de banana podem ser usadas para fazer... VINHO, e também um vinagre de boa qualidade!!

Voltando a adubação sugerimos não colocar o composto na superfície senão fazer um pequeno buraco, colocar o liquido, e depois tampar ele.

Vocês conhecem os fertilizantes em forma de palito para enterrar nos vasos de plantas? Eles são muito práticos... Que tal fazer uns ainda melhores? Corte as casca de banana em tira de aproximadamente 1.5 centímetros de largo e coloque-as no FREEZER... só esperar que congelem e os pauzinhos de adubo já estão prontos!!!

Jabuticaba-tuba?

PICT0001

Procurando na origem da palavra “tuba” em achamos 2 interpretações, segundo uma quer dizer “grande” e segundo outras “doce”, as duas perfeitamente aplicáveis a esta fantástica espécie de Jabuticaba.

Até sua historie é singular, parece difícil de ser verdade, mas uma frutífera tão singular, foi somente descrita para a ciência e diferenciada como nova espécie em 1976, e não a partir de sua descoberta numa mata isolada nas montanhas, senão nos pomares da Escola Superior de Agricultura, em Viçosa, Minas Gerais!!

E verdadeiramente uma arvore notável, pela beleza de sua folhagem e pelo espetáculo de suas flores e frutos:

jabuticabatuba                                                            Foto: http://antesfeio.blogspot.com/2004_01_01_archive.html

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A alegria das Flores e os Frutos

Nossa amiga Leila Lima de Brasilia nos mandou estas fotos fantásticas... Poucas alegrias são comparáveis a alegria de semear e colher, de semear e descobrir uma nova flor, uma nova fragrância...

DSC01756

Gladiolos da Etipia * e Amoras tropicais!

 DSC01750

2 “canary birds*” apenas começando a voar

DSC01753

Abobrinhas PATYPAN*... confirmado por Leila, são deliciosas, e produzem rapidíssimo, levamos um susto quando nos contou que já estavam produzindo!!!

* disponiveis na PLANTAMUNDO: WWW.PLANTAMUNDO.COM